O Que é DNS?

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.brasilwork.com.brna barra de endereços do seu navegador para acessar o site da Brasil Work, e não um monte de números e pontos.

Quem gerencia isso?

Para que o sistema de endereços IP e DNS funcione corretamente, é preciso ter uma coordenação global. Ou seja, em qualquer lugar do mundo, para você abrir o site da Brasil Work, por exemplo, é só digitar www.brasilwork.com.br.

Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

Existe também o NIC.br que é responsável por coordenar os domínios .br.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Dúvidas?

Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo.

Telefone

(34) 3517-7093