O que é Cloud Computing?

O Cloud Computing é uma estrutura de servidores interligados, conhecida como Nuvem.

Nesta tecnologia, as informações não ficam disponíveis em uma única máquina (como os Servidores Dedicados).

Ficam distribuídas em uma arquitetura de vários Servidores (processador / memória) e Storage (HDs de alta velocidade) compartilhando os recursos (da nuvem) de uma forma Dinâmica, Elástica (expansível), Flexível (pode aumentar ou diminuir os recursos de acordo com sua demanda) e com Alta Disponibilidade (quando um destes Servidores Falha, outro Servidor assume imediatamente).

Tipos de Infra Estrutura Cloud:

 

Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:

 
  •   IaaS

Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): quando se utiliza a infra-estrutura de um Data Center (Servidor - Bare Metal) ou um ambiente virtualizado com um Cloud Server,  geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade (Exemplo: Cloud Server Brasil Work ou Servidor Dedicado Brasil Work ).
  •   PaaS

Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (Exemplo: Streaming de Áudio Brasil Work, Hospedagem de Sites Brasil Work, Cloud Backup, Anti-Spam Cloud).
  •   SaaS

Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (Exemplo: E-mail Corporativo Brasil Work, Auto-Dj, E-mail Marketing).
  •   DevaaS

Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup
  •   CaaS

Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante.
  •   EaaS

Everything as a Service ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.
  •   DBaaS

Data Base as a Service ou Banco de dados como Serviço (em português): quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

 

Vantagens

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Mas há outras vantagens:

 
    1. Em suma maioria o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" sem focar em infraestrutura;
    2. As atualizações dos softwares são feitas de forma autonoma (diretamente na aplicação) sem necessidade de execução do usuário;
    3. O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional".
    4. Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, não estando mais restritos ao ambiente local de computação, nem dependendo da sincronização de mídias removíveis.
    5. O usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não gratuitas, são pagas somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software;
    6. Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, bem como da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem, bastando que os computadores clientes tenham acesso à Internet;
    7. A infraestrutura necessária para uma solução de cloud computing é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hosting ou collocation, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico e consequentemente contribuindo para preservação e uso racional dos recursos naturais.

Referencia:

> Wikipédia

Dúvidas?

Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo.

Telefone

(34) 3517-7093