O que é latência em redes?

1) Em uma rede, latência é sinônimo de atraso, é uma expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados  ir de um ponto designado para o outro (Do seu computador até este site por exêmplo). Em alguns usos (por exemplo, a AT & T), a latência é medida através do envio de um pacote que é devolvido para o remetente e o tempo de ida e volta é considerada a latência (ping).

A suposição de latência parece ser que os dados devem ser transmitidos imediatamente entre um ponto e outro (isto é, sem qualquer atraso em tudo). Os contribuintes para a latência da rede incluem:

Propagação: Este é simplesmente o tempo que leva um pacote viajar entre um lugar e outro com a velocidade da luz.

Transmissão: O meio em si (seja de fibra óptica, wireless, ou algum outro) introduz algum atraso. O tamanho do pacote introduz atraso em uma viagem desde um pacote maior levará mais tempo para receber e retornar de um curto.

Router e outros processamentos: Cada nó gateway leva tempo para examinar e possivelmente alterar o cabeçalho de um pacote (por exemplo, alterar a contagem de saltos no campo time-to-live).

Ping
Com este comando, seu computador é capaz de medir quantos milissegundos (ms) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. De forma simples, quanto menor o valor que ele retornar, mais rápida é sua conexão para este destino.

Exemplo: ping brasilcloud.com.br
Outro exemplo para ver a latência do seu computador até seu roteador wifi: ping 192.168.1.1


Tempo de resposta média na imagem acima foi de 14ms.

Ping é um sinal enviado de um computador para outro, e o receptor responderá com seu próprio ping. O tempo que leva para o ping retornar para o computador de origem (normalmente medido em milissegundos) é a latência (a qualidade, mas não a velocidade de sua conexão). Latência mais baixa é melhor.

Dentro de redes em cada extremidade da viagem, um pacote pode estar sujeito a atrasos de armazenamento e acesso ao disco rígido em dispositivos intermediários, como switches e pontes. (Nas estatísticas de backbone, no entanto, este tipo de latência é, provavelmente, não é considerado.)

Latência de serviços de Internet
Em conexões DSL ou de Internet por cabo, uma latência de menos de 100 milissegundos (MS) são típicas e menos de 25 MS são frequentemente possíveis. Com conexões de Internet por satélite, por outro lado, as latências típicas podem ser 500 MS ou superior, Provedores dia Rádio em Torno de 80MS.

Um serviço de Internet classificado em 20 Mbps pode ser pior do que um serviço avaliado em 5 Mbps se ele tem uma alta latência.

Você pode ter uma conexão de 50Mbps de Download, mais para que o download seja feito em 50Mbps depende do servidor onde o arquivo ou site esta hospedado. Imagine efetuar um download de um arquivo de 1GB que esta em um servidor na China, a distancia traz uma latência muito alta que impossibilita o download a 50Mbps.

Medição da latência para um determinado destino
Ferramentas de rede como ping e traceroute, pode determinar o tempo que leva de um pacote de rede viajar para destino, e o tempo de ida e volta é a latência.

Servidores no Brasil Por esses motivos você sempre deve ter 1 ou vários servidores mais próximos de você ou de seus usuários, utilizando os serviços da Brasil Work você tem uma baixa latência pois nossos servidores estão localizados no Brasil, com uma latência baixa diferente de provedores que utiliza servidores fora do Brasil para prestar seus serviços online.

Dúvidas?

Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo.

Telefone

(34) 3517-7093