Migração de hospedagem: aprenda como ela funciona!

Migração de hospedagem: aprenda como ela funciona!

Se você já tem um site ou está pensando em criar um site para a sua empresa, já deve saber qual a importância de contratar um bom serviço de hospedagem. Sites lentos, com superlotação, quedas constantes e demora de atendimento do serviço técnico indicam que o plano de hospedagem não está atendendo ao seu negócio. Imagine só o seu site sair do ar? Na hora de escolher um serviço de hospedagem, é preciso ficar atento para não sofrer com problemas desagradáveis no futuro. Mas, se isso ocorrer, não precisa se desesperar. Sempre existe a opção de realizar a migração de hospedagem.

O que é a migração de hospedagem?

A migração de um site consiste em transferir todo o conteúdo de uma página web para outro provedor. Ou seja, passar todas as informações presentes no seu site atual, desde configurações, e-mails e arquivos, para outro servidor.

Como funciona a migração de hospedagem?

A migração de hospedagem é uma tarefa desafiadora e requer conhecimentos técnicos. Mas, apesar de ser um processo complicado, ele é algo totalmente possível de ser realizado. E, para que esse procedimento seja bem-sucedido, é necessário seguir um passo a passo. Antes de começar, faça um backup dos seus dados; caso algo no processo dê errado, você não corre o risco de perder informações importantes. Após o backup, monte um inventário de tudo o que precisa ser transferido. Isso facilita na hora de verificar se nada ficou de fora. Com o inventário feito, é hora de iniciar o processo de migração:
  • mova os arquivos. Copie todos os arquivos do antigo servidor para o novo;
  • mova o banco de dados. Exporte o seu banco de dados da hospedagem antiga e importe na nova;
  • migre os e-mails. Se seus e-mails são hospedados em servidores de terceiros, não é necessário realizar a migração, somente algumas configurações. Porém, se os e-mails são hospedados no seu servidor de hospedagem, é fundamental fazer a migração;
  • realize as configurações de hospedagem. Recrie as configurações do servidor antigo no servidor novo;
  • verifique tudo e mude o DNS. Revise item por item antes e confira se está tudo funcionando perfeitamente, depois altere o DNS;
Lembre-se de não cancelar a hospedagem no servidor antigo até ter certeza de que seu site está funcionando sem problemas.

Como escolher uma hospedagem de qualidade?

Não adianta nada passar pelo processo de migração de servidor sem ter a certeza de que o novo serviço de hospedagem escolhido é adequado para a sua empresa e vai atender as demandas do seu site. Portanto, antes de iniciar o processo de migração é essencial encontrar uma empresa de hospedagem de qualidade. Converse com outras pessoas que já utilizaram o serviço, procure saber sobre a estabilidade dos sites hospedados e sobre o atendimento emergencial, faça a medição do SLA e verifique a velocidade de transferência de arquivos e latência. Existem sites que ajudam a comparar informações sobre as empresas de hospedagem, auxiliando na escolha do melhor serviço. Escolher uma nova hospedagem e realizar a transferência do seu site é trabalhoso e muito importante. Portanto, procure ajuda de empresas e profissionais que ajudem a definir o melhor servidor e auxiliem no processo de migração de hospedagem, evitando erros ou prejuízos para a sua empresa. Quer saber mais sobre como podemos ajudar você a migrar o seu site? Entre em contato conosco!

Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Backup em Nuvem:

Compartilhe isso: