Entenda a diferença entre domínio e hospedagem aqui!

Entenda a diferença entre domínio e hospedagem aqui!

Você sabe qual a diferença entre domínio e hospedagem? Não?! Então aqui é o seu lugar, pois preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. Para quem ainda está iniciando a sua vida de empreendedor e deseja ter um site para divulgar os seus produtos e/ou serviços, confusões quanto aos termos desse universo é algo totalmente natural. Isso é ainda mais verdade quando relacionados de alguma forma, como é o caso do domínio e da hospedagem. Neste conteúdo, mostraremos não apenas a distinção entre um e outro, mas também quais são as funções de cada um e de que maneiras são utilizados na criação de um site. Continue a leitura e confira. Não perca!

O que é um domínio?

No contexto dos sites, um domínio nada mais é do que o endereço digital de uma marca, negócio ou instituição, por exemplo. Sua função é simples: permitir que os internautas localizem e identifiquem uma empresa ou pessoa por meio do seu navegador de internet. Tecnicamente falando, os domínios traduzem os números de IP (Internet Protocol / Protocolo de Internet) para os nomes que os representam na Web. Imagine ter que digitar "179.184.115.223" para acessar o Google. Nada funcional, correto? Pois então, é para facilitar as buscas na internet que eles foram criados. Cabe salientar que um domínio é formado por um nome e uma extensão. Ex: seusite.com.br
  • nome (seusite);
  • extensão (.com.br).
Outra observação é que existem diversas extensões, sendo que todas funcionam do mesmo modo e em qualquer lugar do mundo. A única diferença é a regulamentação, já que cada uma é regulamentada por um órgão em específico. As principais, além do ".com.br" (usada para descrever os sites originados no Brasil), são:
  • .com;
  • .net;
  • .org;
  • .info;
  • .tv.

O que é a hospedagem?

Códigos, textos e imagens: juntos esse grupo de arquivos é o que compõe os sites e as páginas Web que encontramos na rede. Tais componentes só poderão ser visualizados através dos navegadores, entretanto, para ser possível acessá-los, eles devem estar armazenados em um servidor, serviço pelo qual recebe o nome de hospedagem. Para facilitar o seu entendimento, pense na hospedagem como o espaço online para alocar o site da sua empresa. É nesse "território" que você armazenará os seus conteúdos de forma a torná-los acessíveis para os visitantes e/ou clientes. Por fim, não poderíamos deixar de falar que domínio e hospedagem são elementos que se encaixam quando o assunto se refere ao desenvolvimento de uma página da internet. Essa é a razão principal pela confusão dos termos. A questão a salientar, nesse caso, é que não há como criar um site sem domínio e disponibilizá-lo na rede sem hospedá-lo em algum servidor. Enquanto a hospedagem funciona como uma casa, o domínio representa o seu endereço na Web. Ambos se articulam, possibilitando que as pessoas encontrem com facilidade os conteúdos que procuram na internet. Simples assim. Esperamos que você tenha entendido a diferença entre domínio e hospedagem. Se quiser saber mais e deseja fica por dentro de outros assuntos, assine a nossa newsletter!

Compartilhe isso: