Como fazer um e-mail marketing? 6 estratégias importantes

Como fazer um e-mail marketing? 6 estratégias importantes

O e-mail marketing é aquela comunicação via e-mail, que ocorre entre uma empresa e seu cliente. Ele pode ser elaborado na forma de texto ou HTML e pode dispor de imagens, gifs ou somente texto. Esses e-mails são enviados através de uma ferramenta de automação que realiza o disparo de e-mails. Além da funcionalidade de disparo, algumas ferramentas possuem recursos para lhe auxiliar em como fazer e-mail marketing. Mas o e-mail marketing não deve ser utilizado sem planejamento ou estratégia. A empresa precisa definir os objetivos da utilização da comunicação por e-mail para poder desfrutar de todas as vantagens que o e-mail marketing proporciona. Nesse artigo vamos explicar as vantagens que a estratégia de comunicação por e-mail proporciona ao seu negócio e como trabalhar as campanhas de e-mail marketing.

Vantagens de ter a estratégia

  1. Interatividade: o e-mail marketing proporciona alta taxa de acesso para o seu site e aumenta a vendas dos seus produtos.
  2. Relatórios precisos: é possível visualizar estatísticas detalhadas que informam quem recebeu o e-mail, quem visualizou sua campanha e clicou em algum link.
  3. Fácil de enviar: para criar e enviar a campanha de e-mail marketing para várias pessoas é necessário somente dar alguns cliques.
  4. Teste de campanhas : a ferramenta de teste de campanha possibilita que sua empresa teste o e-mail marketing antes de enviar para o cliente, evitando que ocorram erros na campanha.
  5. Recursos ilimitados: é possível criar listas, modelos de e-mail e campanhas sem limitação, personalizando as informações de acordo com os grupos de clientes.
  6. Importação de contato: importar os contatos para as ferramentas de disparo de e-mail marketing é simples e intuitivo. Os contatos podem ser exportados em diversos formatos, como .txt, .csv e .sql.

Como fazer e-mail marketing

Faça campanhas de engajamento

O objetivo do engajamento é fidelizar o seu cliente. E para que isso ocorra, a empresa precisa criar conteúdo relevante de forma que o cliente goste de receber os e-mails e fique na expectativa de ler as novas mensagens. Para começar a campanha de engajamento, a empresa precisa conhecer muito bem a sua base de contatos, é necessário separar endereços em grupos de interesse específicos e atuar de forma segmentada. Busque o real interesse do seu cliente e comunique-se com ele de forma específica. Dê dicas de novos produtos com base nas últimas compras do usuário e ofereça dicas relevantes. Uma boa campanha objetiva criar vínculos duradouros com os clientes, os e-mails marketing devem ser desejados e bem visto pelos destinatários.

Pense que cada cliente é único

Trate seu cliente de forma especial e o faça se sentir único. Humanize sua marca, não se comunique de forma automática, fria e generalizada. O cliente precisa sentir que aquele e-mail foi criado exclusivamente para ele.

Seja amigo das métricas

Acompanhar os dados gerados após o envio de uma campanha de e-mail marketing é fundamental para entender se a estratégia está sendo bem sucedida ou não. As métricas te mostram qual o melhor horário para interagir com o público e quais são os assuntos e conteúdos mais relevantes. Além disso, também é possível saber a taxa de entrega dos e-mails, quantas pessoas abriram, quantas pessoas clicaram e a taxa de conversão. Esses dados são importantíssimos e devem ser consultados antes de se planejar a próxima campanha de e-mail marketing. Agora você já sabe como fazer e-mail marketing e conhece as estratégias mais importantes para realizar uma campanha de sucesso! Gostou do que leu? Então aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para deixar todos os seus amigos por dentro também!

Compartilhe isso: