Afinal, o que é um Data Center? Tire 4 principais dúvidas aqui!

Afinal, o que é um Data Center? Tire 4 principais dúvidas aqui!

Você sabe o que é um data center? O centro de processamento de dados, ou data center, é um ambiente no qual são instalados servidores e equipamentos de armazenamento e processamento de dados. Basicamente é um espaço com proteção contra incêndio, sistema de resfriamento e alta segurança onde são montados armários metálicos para guardar os equipamentos. E para que serve o centro de processamento de dados? Quais seus benefícios? Como implementá-lo? Neste artigo, vamos responder as perguntas acima e sanar outras dúvidas em relação ao tema.

1. Para que serve um data center?

A estrutura de um centro de processamento de dados, como o próprio nome diz, envolve a infraestrutura de rede e a capacidade de armazenar e processar grandes volumes de informação. No data center ficam armazenados os servidores, que são responsáveis por fazer funcionar todas as funcionalidades utilizadas pela empresa, desde e-mails a aplicações administrativas e financeiras. Ou seja, ele serve para atender toda a demanda de tráfego, computação e processamento de dado, em nível interno e externo, de maneira a impulsionar o negócio como um todo.

2. Quais são os benefícios do data center?

Ter ou hospedar sua infraestrutura em um centro de processamento de dados traz inúmeras vantagens para a empresa.

Segurança

Todas as informações do seu negócio ficam armazenadas no seu servidor. Ter um espaço planejado para armazenar conteúdos sensíveis que não permita a entrada de invasores e esteja preparado para conter riscos de incêndios e inundações é essencial para a sua empresa. O data center ajuda a mitigar o risco de ter seus dados expostos ou perdidos.

Alta Disponibilidade de Links

O acesso a internet é um dos maiores requisitos de um Data Center, pois a redundância de links é o que mantem os serviços acessíveis 99,9% do tempo. A rede de um Data Center conta com diversos provedores de internet conectados simultaneamente, de forma que, caso alguma operadora apresente falha, automaticamente outros operadora ativa assume em tempo real.

Climatização

Manter seus equipamentos climatizados é essencial para garantir o bom funcionamento dos servidores. Um data center normalmente tem controle da temperatura, da qualidade do ar e da umidade especial para garantir o bom funcionamento dos dispositivos e aumentar a vida útil deles.

Redundância Energética

Em um Data Center é imprescindível a redundância de energia elétrica. O fornecimento ininterrupto de energia é questão de viabilidade plena do Data Center. Um Data Center certificado (com global padrão TIER)  recebe  energia de subestações e concessionarias distintas, além de uma grandiosa arquitetura de Nobreaks (para estabilizar a energia entregue aos servidores) como também banco de baterias para manter o Data Center operando e ainda geradores de energia a Diesel – Auto Suficiência Energética.

Controle de informação

O centro de processamento de dados ajuda você a ter um total controle sobre os ativos da empresa, além de facilitar o gerenciamento das informações.

3. Como implementar um data center?

Se você está pensando em implementar um data center, é preciso levar em consideração o local onde vai ser implantado a sala-cofre. O centro de processamento de dados precisa dispor de um espaço para atender a futuras demandas da empresa. Além disso, você precisa levar em consideração os seguintes sistemas:
  • Sistema de acesso;
  • Vigilância;
  • Controle de incêndio;
  • Telecomunicações;
  • Climatização;
  • Monitorização;
  • Entre outros.
Mas se sua empresa não estiver disposta, ou não possuir capital suficiente para implementar um data center, você pode terceirizar o serviço e hospedar seus servidores em uma empresa especializada, como a Brasi Work, que possui infraestrutura de Data Center no Brasil com Padrão TIER III.

4. Quais são as diferenças entre data center e cloud computing?

Enquanto o data center é aquele espaço onde são processados e armazenados os dados, o cloud computing é o serviço de computação – como armazenamento, servidores, banco de dados e outros – pela internet ou “na nuvem”. As principais diferenças entre as duas modalidades é que o data center encontra-se em um local físico com acesso e gerencia limitado, via de regra projetos customizados e exclusivos a uma unica operação. Já o cloud computing (opera dentro de um ou mais data centers) porém você não tem acesso pleno aos equipamentos, pois já tem o serviço configurado e funcionado usuário final - Ex: O Cloud Server, já é um servidor pronto para sua utilização (você não precisar instalar sistemas operacionais manualmente). Além disso, Com o Cloud Computing você pode contratar mais espaço, performance, link de acesso com apenas alguns cliques, diferente do que acontece no cenário do  Data Center, onde é necessário comprar ou provisionar novos equipamentos. Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é um data center e a sua importância para as empresas. Que tal, então, compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Compartilhe isso: