5 dicas essenciais para proteger os computadores da empresa

5 dicas essenciais para proteger os computadores da empresa

Hoje em dia, nas empresas, quase tudo é feito pela internet ou com ferramentas de informática, como os softwares de gestão. É por isso que proteger computadores da empresa é algo que deve sempre ser levado em consideração para que informações importantes não sejam perdidas ou dados sigilosos vazados. Dentro desse contexto, existem diversas práticas que podem ser desenvolvidas para que as máquinas sejam protegidas e se evitem problemas como os citados. Para saber mais sobre como proteger computadores da empresa, siga a leitura e confira as nossas dicas.

1. Instale um bom antivírus

É imprescindível que todos os computadores da empresa tenham um bom antivírus instalado para que a instalação de arquivos maliciosos ou ataques de hackers sejam identificados e prevenidos. Outro ponto importante é que, no caso de empresas em que os funcionários utilizam as redes wifi para conectar os seus celulares pessoais, esses equipamentos também devem ter um antivírus instalado. Isso se justifica porque um celular com vírus conectado a uma rede também pode contaminar os computadores que estão utilizando a mesma internet.

2. Utilize antispam

Grande parte dos vírus são instalados nos computadores quando as pessoas abrem e-mails enviados por robôs ou pessoas mal-intencionadas. Para evitar que isso aconteça, utilizar um antispam é o mais indicado. Apesar disso, não é sempre que o sistema conseguirá identificar e-mails com vírus. Por isso, também deve haver o bom senso e conscientização de todos os colaboradores para que não abram e-mails de origem duvidosa ou com títulos sensacionalistas nos computadores das empresas.

3. Faça backups frequentes

Também é importante que as empresas façam backups frequentes em suas máquinas para que se tenham cópias de segurança dos arquivos e informações salvas nos computadores. Cabe ressaltar que os backups não impedem que os programas maliciosos se instalem nos aparelhos, apenas servem como uma forma de garantir que os dados não sejam perdidos em caso de qualquer ameaça ao sistema.

4. Adote boas práticas de TI

As equipes de TI da empresa, independentemente se forem internas ou terceirizadas, devem adotar boas práticas e orientar os demais colaboradores sobre a necessidade de tomarem certos cuidados ao utilizar a internet. Para isso, recomenda-se que sejam sempre realizados treinamentos internos ou então divulgadas dicas e informações desenvolvidas pelo departamento de TI para os demais colaboradores da organização.

5. Tenha uma rede wifi isolada

É cada vez mais comum que as empresas adotem o sistema BYOD, em que os funcionários levam os seus próprios equipamentos, como notebook e smartphones, para trabalhar. Embora possa parecer prático, isso pode se tornar um problema. Como já explicamos, se os dispositivos dos funcionários tiverem vírus ou não forem protegidos, os outros equipamentos podem ser infectados. Por isso, recomenda-se o uso da rede wifi isolada, de modo que somente os computadores do ambiente corporativo possam ser conectados. Essas dicas são muito importantes para que você possa proteger computadores da empresa. Por isso, não deixe de colocar todas elas em prática em sua organização. Assim como essas dicas foram úteis para você, elas também podem ajudar outras pessoas. Que tal então compartilhar este artigo em suas redes sociais?

Compartilhe isso: