Blog da Brasil Work

Tecnologia, Internet, Inovação e Sustentabilidade.

Blog

Entenda agora o que é CDN e suas principais vantagens

Para estabelecer bem uma empresa no mercado atualmente, uma página na web não é mais o suficiente. É preciso trabalhar para otimizar o desempenho dela, a fim de melhorar a experiência dos clientes. Por isso, é importante que todo gestor saiba bem o que é CDN e como essa tecnologia pode ajudar.

Se quiser saber mais como melhorar a visibilidade do negócio, atrair mais consumidores e profissionalizar a imagem da marca por meio de um site de qualidade, continue acompanhando o artigo.

O que é CDN?

O CDN (Content Delivery Network em português: Rede de Entrega de Conteúdo) é uma tecnologia que distribui pacotes de um Site e/ou Streaming em vários servidores, facilitando o encontro do usuário que faz a requisição. Quando alguém acessa a internet e busca um domínio, ele envia uma solicitação de download para o servidor principal que hospeda aquele endereço para, então, poder visualizar os arquivos e informações. No caso do CDN, não existe um servidor apenas, mas vários.

Com essa descentralização, o cliente se conecta com o servidor que estiver mais próximo dele, agilizando o processo de navegação. A ferramenta cria uma cópia dos arquivos da página web (cache) e envia para esses vários locais diferentes na rede, o que contribui com o desempenho.

A aplicação dessa tecnologia é interessante, agregando vários benefícios diferentes para as empresas. Um deles é a melhoria do ranqueamento em buscadores, uma vez que o acesso é mais rápido e a entrega é fluída. Além disso, é crucial para as vendas, já que, atualmente, 79% das pessoas não permanecem e nem compram em páginas que demoram demais para carregar.

Quais as vantagens de usar CDN?

Redução de tempo de resposta

Um dos principais benefícios associados é a redução do tempo de resposta dos servidores, já que os dados não precisam trafegar por rotas longas. Com essa otimização na rede, o site consegue facilitar a interação do usuário com os componentes visuais.

Da mesmo forma com a utilização do CDN para transmissões via streaming (áudio e/ou vídeo), o CND pode auxiliar na redução do delay (atraso) da transmissão, uma vez, disponibiliza ao ouvinte/telespectador o servidor mais próximo ao seu provedor de conexão de acesso a internet, evitando picos e oscilações na transmissão.

Suporte quando há sobrecarga

Um dos grandes problemas de sites, como os de e-commerces, portais de notícias, é a sobrecarga de acessos, que acaba gerando instabilidades e resultando em perda de dinheiro e insatisfação de consumidores que não conseguem efetuar compras ou anunciantes que não tem sua publicitada divulgada.

O CDN resolve isso, uma vez que evita que apenas um único servidor receba toda a carga de solicitações/acessos. Ou seja, é uma tecnologia que garante estabilidade e consistência em momentos de aumento do número de acessos.

Melhor experiência do usuário

E o principal efeito desse último fator é a melhoria de experiência do usuário. Com o acesso mais rápido, menor tempo de resposta e menos travamentos, o cliente fica mais satisfeito ao perceber que consegue resolver seus problemas sempre que acessa a pagina ou assiste a transmissão. 

Proteção contra ataques

Outra vantagem é a segurança, que ganha um grande reforço. Com essa estratégia de descentralização e cópia, junto com mecanismos internos de defesa, um site com CDN consegue lidar bem com ataques virtuais, como o DDoS, e atenuar o prejuízo que eles poderiam causar.

Menor custo

Em decorrência de tudo isso, os custos operacionais são reduzidos. Com a eliminação de problemas que necessitariam de manutenções emergenciais, diminuição de riscos de ataques, a empresa terá que investir menos em sua página. Além disso, a própria ferramenta requer menos gastos e um retorno que compensa bastante.

Essa tecnologia é essencial para otimizar os resultados de quem tem um site ou faz transmissões via internet, já que a tecnologia, soluciona os principais problemas e garante consistência e disponibilidade na web. Isso é traduzido em mais vendas, mais acessos e mais clientes, juntamente ao destaque competitivo e melhor posicionamento no mercado. 

Gostou de aprender o que é CDN? Conte nos comentários o que acha dessa estratégia.

Veja como funciona a transferência de domínio na prática

O domínio é uma das partes mais essenciais do seu site, é a partir dele que os seus clientes têm o primeiro contato online com a sua empresa. Portanto é importante escolher uma empresa de confiança para administrá-lo.

Vários fatores levam uma empresa a optar por transferir seu domínio, entre eles estão a insatisfação com a prestadora de serviço de hospedagem do site/e-mails, a opção de ter mais soluções digitais agregadas e menor valor na hora de renovar o domínio.

Se você não está feliz com a empresa que gerencia os seus domínios, não se preocupe! Neste artigo vamos mostrar como funciona a transferência de domínio, além de explicar a diferença entre transferência técnica e de titularidade. Boa leitura!
Continue lendo…

O que é SEO on page e quais as vantagens para seu site!

Durante muito tempo os sites empresariais eram usados somente para informar ao público-alvo sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Porém isso foi mudando e hoje, além de um meio para disseminar informações, é utilizado para formar uma comunidade e até vender produtos. Hoje os sites são empregues como ferramentas de marketing.

Para se destacar da concorrência o seu site precisa fazer com que a sua marca alcance um público mais amplo, mas também tem que convencer esse público sobre os seus produtos e serviços para que a venda seja efetuada.

Uma das estratégias utilizadas para fazer com que o seu site seja uma ferramenta de marketing é o SEO on page. E é sobre isso que nós vamos falar no nosso artigo de hoje. Confira!
Continue lendo…

SAC 2.0: o que é e como aplicar no seu negócio?

O atendimento ao cliente é um fator-chave para o sucesso de uma empresa. É a partir dele que você estreita laços com seus consumidores e faz com que eles percebam que a sua empresa se coloca no lugar do público e se preocupa com suas opiniões.

Entretanto, só atender o consumidor não é suficiente, é necessário que a empresa interaja, que ela abandone o serviço engessado por telefone e ofereça um bate papo. A empresa precisa saber onde o seu cliente está e qual a melhor linguagem para atendê-lo. O SAC 2.0 veio para atender a essa demanda.

Neste artigo explicamos o que é o SAC 2.0, como ele se aplica ao seu negócio e mostramos algumas vantagens de utilizar essa estratégia em sua empresa. Acompanhe!
Continue lendo…

Migração de hospedagem: aprenda como ela funciona!

Se você já tem um site ou está pensando em criar um site para a sua empresa, já deve saber qual a importância de contratar um bom serviço de hospedagem. Sites lentos, com superlotação, quedas constantes e demora de atendimento do serviço técnico indicam que o plano de hospedagem não está atendendo ao seu negócio. Imagine só o seu site sair do ar?

Na hora de escolher um serviço de hospedagem, é preciso ficar atento para não sofrer com problemas desagradáveis no futuro. Mas, se isso ocorrer, não precisa se desesperar. Sempre existe a opção de realizar a migração de hospedagem.
Continue lendo…

Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Backup em Nuvem: