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Dicas de crescimento para as micro e pequenas empresas no Brasil

Segundo os indicadores econômicos mais importantes, a economia brasileira começa a dar sinais de melhora. O momento é propício para “arrumar a casa” e adotar estratégias de crescimento. As micro e pequenas empresas no Brasil que sobreviveram ao período de recessão devem ganhar um fôlego com as medidas aprovadas pelo governo. Elas incluem a retomada do crédito mais barato e acessível ao mercado, o que será fundamental para a realização de novos investimentos.

Mas não é só isso. Para crescer de forma sustentável, gestores e colaboradores precisam se unir com o intuito de mudar posturas e executar novas metodologias e tecnologias que visem a otimização dos processos internos e externos. Pensando nisso, separamos as dicas mais importantes para você implantar no seu negócio ainda hoje. Acompanhe!

Aplique uma boa gestão de talentos ao negócio

A força de trabalho não é uma máquina. Passe a valorizar os profissionais como seres humanos e isso se refletirá em resultados. Comece a dar autonomia para buscarem soluções por conta própria e compartilharem as informações que conseguirem com todos os setores da empresa. Liberdade de atuação é fundamental no processo, logo será possível identificar líderes natos e talentos promissores.

Para motivar a permanência dos talentos na empresa, crie um plano de carreira, reconheça esforços e recompense os melhores resultados. Essa é uma ótima saída para engajar os profissionais que almejam destaque na carreira.

Foque no sucesso do cliente

A satisfação do cliente está diretamente ligada à relação que ele terá com o produto ou serviço adquirido. Mas, para ter sucesso nessa etapa, os profissionais da linha de frente (atendimento ao cliente, vendedores, pós-venda e suporte técnico) devem atuar focados nos desejos, bem como nos problemas que o cliente precisa resolver.

Quando um vendedor deixa de empurrar um produto ou serviço só para ganhar comissão e se volta para apresentar as soluções certas, ele passa a ser um consultor, justamente o que o consumidor procura em um representante. Então mude a postura! Aja como um consultor e ganhe a confiança que você precisa para vender mais.

Use técnicas de marketing

Separe uma parte do orçamento para investir em marketing tanto off-line (panfletagem, outdoor, rádio e TV) quanto on-line (site, blog, aplicativos, redes sociais e e-mail marketing).

Hoje, o marketing digital é o que proporciona a melhor relação custo-benefício, pois permite segmentar melhor o público que será impactado pela campanha. Geralmente, o investimento é menor que no marketing off-line e o retorno pode ser melhor mensurado. Mesmo assim, o ideal é investir nas duas modalidades para desenvolver uma estratégia forte de branding (gestão e desenvolvimento da marca).

Organize as finanças

Comece separando as contas pessoais do que é exclusivamente da empresa. Muitos empreendedores cometem o erro de misturá-las, o que pode acarretar em sérios problemas. O ideal é que seja definido um salário (pró-labore), para limitar os seus gasto e não afetar as finanças do negócio.

Depois, elabore um fluxo de caixa e passe a registrar todas as operações financeiras realizadas, por mais insignificante que sejam os valores. Assim, será possível estabelecer um controle minucioso do que entre e sai do caixa, bem como das contas bancárias da empresa. Com isso, torna-se viável a criação de projeções de resultados, definição de metas com maior precisão e programação de investimentos com base nas contas a pagar e receber.

Tenha um site

Ter um site e e-mails  corporativos é muito mais do que uma estratégia de marketing digital, eles representam a sua empresa na web. É por onde você vai responder os contatos de clientes digitalizados, fazer negociações on-line e fechar grandes negócios. Além disso, com um site, a empresa pode abranger uma área geográfica muito maior, potencializando a geração de novas frentes.

Quando bem desenvolvido, uma página corporativa também passa maior segurança ao consumidor. Hoje, quem não tem uma é considerado fora do mercado. Você não vai querer isso para o seu negócio, certo?

As micro e pequenas empresas no Brasil têm, agora, uma grande oportunidade. O momento é perfeito para investir em crescimento. Não perca essa chance e comece ainda hoje a praticar as dicas!

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Gestão de micro e pequenas empresas: dicas para você e o seu negócio

 

 

A profissionalização da gestão do seu negócio é essencial para garantir saúde financeira e longevidade em longo prazo. Existem diversos processos que podem aprimorar a gestão de micro e pequenas empresas.

Descubra quais são eles neste artigo!

Análise SWOT

O primeiro passo para melhorar os processos e realizar uma boa gestão do seu negócio é entender bem o seu posicionamento de mercado atual. Quando você não sabe os seus pontos fortes e fracos, não consegue investir no crescimento da sua empresa de maneira eficaz. Nesse aspecto, a análise SWOT pode ser uma ferramenta muito útil.

Esse método propõe que você identifique as principais forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) da sua empresa.

Portanto, coloque no papel todos os produtos, serviços e processos internos que se apresentam como diferencial no seu negócio, as falhas que causam prejuízos visíveis, oportunidades de mercado nas quais você pode investir e ameaças da sua área de atuação.

Ciclo PDCA

ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria de processos e produtos da sua empresa. Para usá-lo, você deve primeiro identificar pontos que merecem atenção — como falta de treinamento dos colaboradores, por exemplo. A partir disso, crie um plano de ação para atuar na melhoria desse aspecto falho — como promover a capacitação dos seus colaboradores.

PDCA significa planejar (Plan), executar (Do), verificar (Check) e agir (Action). Logo, propõe que você planeje, identificando os problemas e propondo um plano de ação adequado. Após essa fase, execute esse plano de acordo com o que foi planejado durante um período de tempo pré-determinado.

No momento de verificar, estude os resultados obtidos com a prática do plano de ação. Após essa análise, você deve agir de modo a padronizar o que deu certo e ajustar o planejamento para os pontos que não obtiveram os resultados desejados. Esse processo é um ciclo e, portanto, deve ser colocado em prática sem interrupções.

Canvas

Canvas é uma ferramenta criada para dar aos empresários uma visão holística e global do seu negócio (Business Model Canvas) ou de um projeto específico (Project Model Canvas). Consiste em um quadro padronizado com 4 etapas gerais, subdivididas em funções específicas.

A primeira área é chamada de “O quê?” e possui subdivisões que permitem pensar na estrutura geral e no porque do seu negócio. A segunda, “Quem?”, propõe que você reflita sobre quais as principais pessoas e empresas se relacionam com o seu empreendimento.

A terceira área, “Como?”, refere-se aos principais processos e parcerias que fazem parte da sua empresa ou projeto. Por fim, a quarta é chamada de “Quanto?” e propõe uma reflexão sobre a estrutura de custos e lucratividade do seu negócio.

A utilização dessa ferramenta permite que você identifique pontos críticos para a sua empresa e tenha uma visão global do seu funcionamento interno e posicionamento de mercado. Dessa forma, você consegue criar planos de ação para ajustar a estrutura ao seu modelo ideal de negócio ou melhorar o seu relacionamento com as pessoas envolvidas.

Orçamento Base Zero (OBZ)

OBZ é uma ferramenta que ajuda a cortar gastos desnecessários na sua empresa. Ela propõe uma análise das prioridades da organização e, posteriormente, a determinação de qual quantia mínima necessária para que a empresa opere.

Dessa forma, você consegue limitar o uso dos seus recursos em alguns setores. Porém, é importante que essas decisões sejam tomadas com a participação de toda a equipe para evitar desgastes com os colaboradores.

Ao utilizar essas metodologias de gestão de micro e pequenas empresas, você é capaz de ter uma visão mais ampla das necessidades, além dos pontos fortes e fracos do seu negócio. Ainda, consegue padronizar processos, o que contribui para a melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços.

E se você quiser saber mais sobre como melhorar sua empresa a cada dia, siga a Brasil Work nas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedInTwitter e YouTube.

Marketing digital para PMEs: por onde começar?

 

 

Muitos empreendedores possuem receio de investir em marketing digital por não saberem como iniciar o desenvolvimento de uma estratégia eficaz para sua empresa. Esse fato se torna mais recorrente em PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

Orçamentos apertados e a falta de mão de obra especializada são fatores que contribuem para esse cenário. Contudo, em um mercado cada mais competitivo, o marketing digital já se tornou uma realidade e é impensável que sua marca não esteja presente no mundo online.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como começar a trabalhar com marketing digital para PMEs. Quer saber mais? Fique com a gente!

1. Crie um site

Em nosso lugar de consumidor, uma das primeiras coisas que fazemos quando buscamos por algum produto ou serviço é procurar o site da empresa na internet. Dessa forma, o primeiro passa a ser seguido é construir um bom site para sua empresa.

Mas lembre-se: um bom site não se resume a um layout atraente. Ele precisa ser, acima de tudo, funcional! Preste atenção especialmente em três pontos principais: passar a mensagem de sua empresa de forma clara e objetiva, apresentar uma boa experiência de navegação para seus usuários e ter conteúdo relevante para seus leads e clientes.

Uma dica importante é ter um domínio empresarial. Domínios com terminações de diferentes instituições são vistos como pouco profissionais e sugerem a imagem de uma empresa com baixa credibilidade no mercado.

2. Seja ativo nas redes sociais

Cada vez mais, vemos empresas utilizando as redes sociais para disseminar conteúdo relevante e realizando campanhas de marketing digital com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca.

Para ter uma estratégia de marketing digital para PMEs eficiente é fundamental utilizar essas ferramentas. Trace os objetivos a serem alcançados, desenvolva um plano de comunicação e utilize as redes sociais que mais se adaptem às metas que foram estipuladas.

As redes sociais também têm sido muito utilizadas como SAC por diversas empresas PMEs. Essa pode ser uma ótima opção para manter um contato mais direto com o seu público, possibilitando um atendimento de qualidade na venda e no pós-venda.

3. Use Inbound Marketing como estratégia para PMEs

Um complemento poderoso para o seu site e suas redes sociais é o blog. Através dele sua empresa terá a capacidade de divulgar conteúdos relevantes, como posts e e-books.

Essa estratégia de marketing se chama Inbound Marketing e possui como finalidade nutrir e educar leads e clientes; não se preocupando somente em realizar uma venda, mas sim, construir um elo afetivo entre o público e a marca, conquistando um cliente fiel.

Além do blog, esse conteúdo pode ser difundido por email marketing, o que possibilita que a empresa colha dados e cada vez mais conheça o seu público e o processo de compra.

Informações como essas são utilizadas como forma de feedback para transformar as estratégias de marketing digital para PMEs cada vez mais segmentadas e eficientes. Aumentando o seu lucro e reduzindo consideravelmente os custos ao melhorar processos e direcionar as campanhas para quem realmente já demonstrou interesse em seus produtos e serviços.

E você, gostou das nossas dicas a respeito de Marketing Digital? Quer permanecer informado sobre as novas tendências do mercado e acompanhar mais artigos como este? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro!

Qual a importância do e-mail empresarial para o meu negócio?

 

 

Na era digital, o e-mail se consolidou como uma das principais formas de comunicação entre as empresas e os seus clientes. Por isso, é importante que elas invistam em um e-mail empresarial.

Podemos definir o e-mail empresarial como uma identidade corporativa com base no domínio criado pela empresa. Com ele, todos os contatos feitos pelos funcionários utilizando essa ferramenta deixam de ser contatos pessoais e passam a ser contatos empresariais.

As vantagens de utilizar esse recurso são várias. A seguir, listamos as principais para que você possa conferir e entender.

Ar de profissionalismo

As relações comerciais exigem profissionalismo, então imagine fazer um negócio com alguém que representa uma empresa, mas usa o seu próprio e-mail para tal? Certamente, isso vai soar estranho e até mesmo amador.

Já o e-mail empresarial, além de passar o ar de profissionalismo, também traz a formalidade exigida nesse tipo de contato.

Endereço personalizado

Toda empresa é identificada no mercado pela sua identidade. O e-mail empresarial faz parte disso. Uma das primeiras práticas que temos quando recebemos um e-mail é identificar a sua origem.

Com um e-mail personalizado, essa ação se torna mais fácil e ajuda a transmitir maior credibilidade junto aos destinatários.

Mais segurança

É muito importante que as empresas tratem com seriedade a segurança da informação. Todas as mensagens que levam o nome dela podem e devem ser checadas, afinal é uma forma de comunicação oficial.

Essa importância é tamanha que, em caso de mau uso, pode gerar consequências sérias como servir de provas jurídicas em diversas situações. O e-mail empresarial é benéfico nesse ponto porque facilita esse monitoramento tão necessário.

Maior taxa de abertura

Quando se manda um e-mail, seja para um contato específico com um cliente, seja em uma estratégia de e-mail marketing, ter uma boa taxa de abertura é fundamental para os negócios da empresa.

O e-mail empresarial tem como característica elevar essa taxa justamente por fatores mencionados, como o maior ar de profissionalismo e credibilidade. O fator segurança também está fortemente envolvido nisso, pois a tendência de não abrirmos uma mensagem vinda de um e-mail pessoal é grande, já que ela pode conter vírus e spam.

Foco nas atividades empresariais

Visualize a seguinte situação: um funcionário utiliza o seu e-mail pessoal como ferramenta de trabalho. Durante o dia chegam diversas mensagens que precisam ser respondidas, mas, por se tratar de um endereço pessoal, muitas dessas mensagens não têm nada a ver com as atividades da empresa.

Isso certamente tira o foco e diminui a produtividade desse funcionário. Com o e-mail empresarial, isso não acontece, já que ele é uma ferramenta exclusiva para o trabalho, ou seja, exige foco total nas atividades laborais.

Livre de propagandas

Uma coisa que incomoda muitas pessoas que têm e-mail pessoal é a quantidade de propagandas que aparecem quando ele é acessado. Essa prática é necessária pelo fato de o serviço ser gratuito para os usuários, o que exige outra estratégia de monetização.

No e-mail empresarial, essa ação não acontece, já que a manutenção dele é custeada pela empresa que o adquiriu.

Que tal conhecer uma solução segura para ter o seu e-mail empresarial? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar você e a sua empresa.

Atenção Fraude: Boletos Maliciosos de Registro de Domínio e Hospedagem de Site

Prezado cliente e usuário de Internet.

 

Por meio deste, a Brasil Work Serviços de Internet informa que está acontecendo uma nova onda de Boletos Fraudulentos se intitulando Prestadores de Serviços de Hospedagem de Site e Registro de Domínio.

Tipo do Golpe:

 

Com o intuito de iludir usuários de Registro de domínio, empresas Fantasmas como a BR.Registro, estão enviando boletos via Correios para todo o Brasil.

Marca da Empresa FALSA no Boleto:

 

logo-brregistro

Em seus Boletos informam uma oferta única para a Renovação da hospedagem do Site, os boletos são gerados em diversos valores (vão de R$ 130,00 até R$ 380,00) – Porém é um serviço que eles não prestam!

 

 

Print de um boleto Falso:

 

 

boleto-malicioso

 

Portanto, recomendamos total atenção a todos clientes:

Não efetue nenhum pagamento de boletos impressos que receberem por Correio.

 

IMPORTANTE: este Golpe é praticado desde 2006. Ele vem se repetindo diversas vezes e as empresas mudam o nome para aplicar o Golpe novamente.

 

Assim que receber qualquer boleto impresso referente a serviços de registro de Domínio ou Hospedagem de seu site,  NÃO EFETUE O PAGAMENTO, entre em contato com a Brasil Work Serviços Internet – Encaminhando o Boleto que recebeu por e-mail para nosso Departamento Financeiro (financeiro@brasilwork.com.br).

 

Registro.br:

 

No Brasil o Órgão responsável por Registro de domínio é o Registro.br – somente ele pode registrar e Renovar domínios .com.br.

 

Marca do Registro.br:

 

logo_dados

 

Nota do Registro.br: Todos os Boletos do Registro.br são obrigatoriamente emitidos através do site. O Registro.br não envia mais boletos por via postal em nenhuma circunstância. Boletos emitidos no site do Registro.br, referentes ao pagamento do registro e manutenção de domínio sob o “.br”.

 

Boletos Brasil Work:

 

A Brasil Work não envia boletos impressos via correio. Nossos boletos são emitidos e enviados EXCLUSIVAMENTE por e-mail, sempre de um remetente com o endereço @brasilwork.com.br, para o e-mail de cadastro de nossos clientes.

 

 

Sofreu o Golpe? Denuncie:

O Ministério Publico Federal, está disponibilizando Atendimento On-line para Denúncias:

 

http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac

 

Ou entre em contato com a delegacia de crimes virtuais mais próximo a você e DENUNCIE.

 

Dúvidas?

 

Lembre-se, por via das Dúvidas, não hesite em entrar em Contato com a Brasil Work Serviços de Internet.

 

Para maiores informações, por favor entre em contato com o nosso Departamento Financeiro.

 

 

Atenciosamente,
Departamento Financeiro.

Brasil Work Serviços de Internet Ltda
www.brasilwork.com.br
finaceiro@brasilwork.com.br

 

 

Autor:

Leandro Magalhães

CEO – Brasil Work Serviços de Internet

Quais os benefícios sua empresa tem ao adquirir e-mails profissionais?

 

 

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Nos dias de hoje há várias formas de comunicação online, no setor corporativo a mais utilizada é através de e-mails. Na sua empresa você tem a opção de ter os e-mails gratuitos (Hotmail, Yahoo, Gmail) ou pagos (@nomedasuaempresa). Os dois cumprem seu papel de enviar e receber mensagens, porém os benefícios para sua empresa no curto e longo prazo ao adquirir os E-mails Profissionais são vários:

  • Credibilidade: é a primeira impressão ao ver o e-mail corporativo, ele passa aos funcionários, fornecedores, clientes e possíveis clientes maior profissionalismo e seriedade sobre a empresa. Além de fixar sua marca na internet!;
  • Confiabilidade: quando você envia um e-mail já com o domínio da empresa, quem recebe fica mais seguro ao ver que o e-mail possui identidade (Ex: @suaempresa.com.br) e com isto a pessoa lhe responde com maior segurança;
  • Sinergia: a Empresa com E-mail Profissional pode trabalhar com maior sinergia em projetos que dependem de trabalho em grupo para ser executado (E-mail enviado internamente para os integrantes de determinada tarefa);
  • Suporte Técnico: com E-mails Profissionais você sabe a quem pode recorrer caso precise de Suporte e ver qual a real situação do problema que está enfrentando, diferentemente dos e-mails gratuitos, onde ao você assinar qualquer termo de uso, estará concordando que o e-mail pode ser deletado sem aviso prévio, ou seja, você pode perder seus arquivos e contatos;
  • Organização nos Setores de Sua Empresa: você tem autonomia para organizar sua empresa por cada setor (Exemplo: financeiro@suaempresa.com.br) para que determinado assunto já seja enviado direto para o responsável. E caso a troca de funcionário, o e-mail pertence a empresa, não precisa criar outro;
  • Segurança de Seus Dados: os e-mails corporativos possuem backups em servidores diferentes para caso acontecer algo com eles, por exemplo serem hackeados, assim você não perde o conteúdo e nem o e-mail;
  • Acessibilidade: você pode configurar seu e-mail em Smartphones e Tablets, ou então utilizar ele através de Webmail próprio;

 

Quer mais informações ou orçamento, acesse www.brasilwork.com.br/email-corporativo/

 

Escrito por: Erasmo de Melo Magalhães Neto

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